Manifesto do Coletivo Ao Povo Brasileiro/Norte Fluminense

Ao Povo Brasileiro
2 min readJul 15, 2021

Reproduzimos abaixo a nota do Coletivo Ao Povo Brasileiro/Norte Fluminense para o lançamento a público de seu Manifesto:

“Os comunistas brasileiros, que receberam com entusiasmo os grandes êxitos da Revolução Cultural Proletária, procuram estudar seus ensinamentos e divulgar suas experiências. Ao mesmo tempo, erguem, cada vez mais alto, a bandeira vermelha do pensamento de Mao Tsetung, que descortina para nosso povo o caminho da revolução e da guerra revolucionária de libertação.” — POMAR, Pedro, “Grandes Êxitos da Revolução Cultural Proletária”, 1968.

O documento que publicamos aqui sob o nome de “Nosso Manifesto”, é o documento que dá luz e é luz para a atuação do Coletivo Ao Povo Brasileiro/Norte-Fluminense (CAPB/NF). No âmbito particular, ou seja, em nossa região e estado, bem como no geral, na luta nacional e internacional, temos como propósito servir ao povo de todo coração até sua libertação do jugo do capital, do latifúndio e do imperialismo. Nossa missão é levar às massas das nossas cidades o conhecimento sobre a legítima luta que se desenvolve no campo contra o latifúndio de Novo- e de Velho-tipo e é guiada, na sua forma mais elevada, pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP). Devemos fortalecer a união operário-camponesa e elevar a mera insatisfação popular ao nível de luta organizada, recolhendo as ideias das massas, concentrando-as e levando-as de novo às massas a fim que estas as apliquem firmemente.
Erguemos, com orgulho, a bandeira do Marxismo-Leninismo-Maoísmo, principalmente Maoísmo, como Linha proletária mais avançada de nosso tempo. O combate ao revisionismo é tarefa mister em nosso trabalho filosófico, sendo a luta de duas linhas o método dialético para responder, com justeza, a quaisquer contradições presentes no seio do Coletivo e no seio da luta nacional e internacional dos trabalhadores.
Desta maneira, saudamos todas as organizações democráticas e revolucionárias que cumprem com o dever histórico de unir e defender as massas dos ataques vis do Velho-Estado, dos latifundiários, da Grande Burguesia e dos imperialistas; levantamos a importância da reconstituição do Partido Comunista do Brasil (P.C.B.), como órgão superior do proletariado e dirigente da aliança operário-camponesa no Brasil, sob a luz do Marxismo-Leninismo-Maoísmo, principalmente Maoísmo, que já vêm sendo realizada; e declaramos: Rebelar-se é Justo!

Coletivo Ao Povo Brasileiro/Norte Fluminense, 15 de Julho de 2021

Leia o Manifesto completo aqui.

--

--

Ao Povo Brasileiro

Textos produzidos pelo G. E. Ao Povo Brasileiro para a divulgação da ideologia do proletariado e notícias sobre as lutas populares.