URGENTE — ÁREA TIAGO DOS SANTOS SOFRE AMEAÇA DE DESPEJO VIOLENTO EM RONDÔNIA

Ao Povo Brasileiro
3 min readOct 17, 2021

A Área Tiago dos Santos está novamente sob ataque das forças de repressão fascistas, a Polícia Militar de Rondônia, a Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal, segundo noticiou o jornal A Nova Democracia. Os camponeses denunciam a nova tentativa de despejo violento, que dá sequência à chacina em Porto Velho que vitimou três companheiros.

A operação se utiliza de um verdadeiro aparato militar de guerra com mais de três mil soldados armados organizado pelo velho Estado, sob o mando do bolsonarista Marcos Rocha, governador de Rondônia, e do carniceiro Pachá, secretário de segurança do estado, com apoio do governo de Bolsonaro, Mourão e militares. Declara-se guerra contra o campesinato pobre, contra a luta pela terra e contra os direitos do povo. Anuncia-se uma tentativa de massacre sem igual contra a Liga dos Camponeses Pobres, em especial. O fascismo bolsonarista demonstra sua face mais cruenta enquanto busca esmagar a Revolução Agrária.

Que querem os cães do fascismo e seus donos? Manter de pé o latifúndio assassino, responsável pelo atraso e subordinação ao imperialismo, pela fome e pela violência das classes dominantes contra o povo brasileiro.

As classes dominantes do Brasil e o imperialismo sempre estiveram conscientes da centralidade do problema da terra, sabem que sem a concentração de terras não se pode manter o poder exercido contra as amplas massas, que a luta pela terra é a ameaça mais importante ao velho Estado.

Em Canudos usaram aviões de guerra, Trombas e Formoso resistiram ataques por anos, o regime militar fascista foi instaurado para destruir a luta das Ligas Camponesas, em Corumbiara, massacraram camponeses que romperam com as meias medidas do oportunismo. Em nenhum local senão no campo e nas favelas brasileiras vemos violência de tamanha magnitude e não à toa esses locais se retroalimentam com os corpos marcados para morrer, não à toa o tráfico e o latifúndio estão intimamente ligados.

O campo já está justamente rebelando-se, conseguindo enormes vitórias e humilhando repetidamente as forças de repressão, que atacam para tentar se pintar de tigres de verdade. Logo descerá também o morro e não será carnaval. Na Área Tiago dos Santos, faz-se um cerco da repressão, mas isto assim se dá precisamente pois a repressão sabe que quem está cercada pelas massas revoltadas é ela.

Denunciar a tentativa de massacre e de violação dos direitos do povo à rebelião contra a opressão conduzida pelos fascistas e por suas forças repressivas é um dever de todo comunista e de todo democrata. Apoiar de todo coração e irrestritamente a Liga dos Camponeses Pobres, as massas camponesas que resistem ao regime de Bolsonaro, Mourão e generais e que lutam contra os desmandos e a violência do latifúndio é também nosso dever. Devemos ainda inspirarmo-nos nessa luta e aplicar aquilo que nos ensinou a luta de classes: um verdadeiro servo do povo é aquele que vai onde existem os maiores problemas e não o que deseja as maiores facilidades.

Apenas a luta conjunta das massas em apoio à luta camponesa poderá nos garantir a liberdade, pois essa não nos será doada nem virá das urnas instaladas pelo regime demoliberal de dois em dois anos. Como disse Saramago, o parlamento é uma cozinha onde os votos de esquerda se tornam em políticas de direita. A luta de classes, a Revolução, por outro lado, é a forja que nos tempera para derrotar o inimigo, para que tomemos o Poder que nos pertence das mãos de nossos algozes.

VIVA A REVOLUÇÃO AGRÁRIA!

APOIAR E DEFENDER A ÁREA TIAGO DOS SANTOS DE FORMA IRRESTRITA!

ABAIXO A REPRESSÃO FASCISTA DE MARCOS ROCHA, PACHÁ, BOLSONARO, MOURÃO E GENERAIS!

--

--

Ao Povo Brasileiro

Textos produzidos pelo G. E. Ao Povo Brasileiro para a divulgação da ideologia do proletariado e notícias sobre as lutas populares.